Histórico

 

Assista o video institucional do SIRECOM-PR

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=uwo4hziy2Lc

 

 

O Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (SIRECOM-PR) foi criado em 26 de novembro de 1942, nominação que permitiu maior amplitude aos trabalhos que vinham sendo realizados pela Associação dos Representantes Comerciais Autônomos de Curitiba.

Mas a representação comercial, atividade empreendedora que hoje é auxiliada pela tecnologia e alavancada pelo avanço da indústria e do comércio, é, na verdade, uma das primeiras do mundo. A origem do empresário deste segmento está nos antigos caixeiros viajantes que deixavam suas famílias em casa e largavam-se mundo a fora promovendo desenvolvimento econômico, ao difundirem produtos e especiarias de uma cidade para outra.

Atualmente existe telefone, internet e apetrechos eletrônicos que suprimem o desgaste físico vivido diariamente pelo então caixeiro viajante. O representante comercial moderno continua com a mesma capacidade de promover o desenvolvimento econômico, mas tem na palma da mão, em tablets e smartphones, todo o controle de sua empresa e de suas representadas, bem como as especificações e preferências dos clientes. A necessidade de percorrer grandes distâncias para atender lojistas e comerciantes em outras localidades foi amenizada e sua rotina agora inclui a preocupação de manter-se atuante em meio a entraves burocráticos, engenharias financeiras e encargos tributários.

E é neste novo cenário, administrando desafios contemporâneos, que o Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (SIRECOM-PR) completou, em 2012, 70 anos de existência. É uma das entidades associativas mais antigas do Estado. Foi criado em 26 de novembro de 1942 e é um dos fundadores da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR). “O Sindicato tem algumas bandeiras. Uma delas é a derrubada do PL 1439, que altera a Lei do Representante Comercial, anulando direitos adquiridos. Outra é a redução do IPVA para veículos utilizados na representação comercial, tema que discutimos com o Governo do Estado. Falando ainda em tributos, há a busca pela inclusão do representante comercial no Simples Nacional. Também estamos percorrendo o Paraná para conquistar a redução do ISS no maior número possível de municípios. Já alcançamos êxito em Curitiba, Cascavel, Umuarama, Maringá, Apucarana e Ponta Grossa”, declarou o presidente do SIRECOM-PR, Paulo Nauiack que ainda destacou os serviços e benefícios oferecidos pela entidade. “Em 70 anos de trabalho sério mantivemos nossa credibilidade em alta, o que nos favorece bastante, além de reunir um grande número de famílias paranaenses em nossa base. Hoje atuamos em prol de 40 mil representantes comerciais e entre os serviços e benefícios diretos que oferecemos podemos citar: 26 convênios, inclusive com planos de saúde e odontológico; educação continuada extensiva a dependentes; uma parceria com o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac; consultoria jurídica e assessoria contábil”, relatou Nauiack.

Um dos programas mais importantes do SIRECOM-PR é o Bolsa de Negócios, uma ponte entre o setor industrial e o representante. “A empresa que está buscando representante comercial entra em contato conosco e fazemos uma busca em nosso banco de dados, auxiliando-a para que encontre o profissional com o perfil certo para seu negócio. Isso tem trazido ótimos resultados para os filiados. Tudo que precisam fazer para ampliar sua carteira de representadas é manter seu cadastro em dia junto ao Sindicato”, complementou o presidente do SIRECOM-PR.

 

Representação comercial: escola de lideranças e uma profissão que se reinventa

Embora complete 70 anos de associativismo, a representação comercial paranaense teve o barão do Serro Azul como o primeiro destaque histórico. Em 1876, quatorze anos antes de fundar a Associação Comercial do Paraná (1890), ele foi o maior exportador de erva-mate do Estado e o maior produtor desta iguaria, no mundo. Na história estadual, a lista de lideranças que surgiram a partir da atividade é extensa. Depois da fundação do SIRECOM-PR, alguns presidentes da instituição foram importantes influenciadores da economia. Entre eles estão: Carlos Alberto Pereira de Oliveira, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná; Rubens Armando Brustolin, ex-presidente do Sistema Fecomércio-PR, Sesc e Senac; José Luiz Gerra Rego, que ocupou a prefeitura de Curitiba entre 1953 e 1954 e também foi presidente do Sistema Fecomércio-PR, Sesc e Senac; Julio Maito Filho, ex-presidente da Junta Comercial do Paraná; Egídio Pereira, ex-presidente do Sistema Fecomércio-PR, Sesc e Senac;  o industrial Sinibaldo Trombini; e o Comendador Jonel Chede, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná e atual presidente do Movimento Pró-Paraná. “Este resgate histórico nos mostra a grande capacidade de nossa profissão em encontrar novos caminhos e crescer”, destacou o presidente do SIRECOM-PR, Paulo Nauiack. “No Brasil temos 42 sindicatos do segmento e a cada ano surgem, no Paraná, cerca de 2.000 novos representantes comerciais. Isso comprova que a atividade continua ativa e criando formas de se desenvolver, abraçando mercados e utilizando ferramentas como mídias sociais e comercio via web como base de nossa rotina diária. Os próximos 70 anos também serão regidos pela construção de novos conceitos, partindo do pressuposto de que é preciso nos reinventar a cada dia, ainda mais”, finalizou Nauiack.

 

Missão:
Atender e defender interesses dos associados com efetividade.

 

Visão:
Ser uma entidade atuante e representativa perante a sociedade.