Perguntas Frequentes

O que é o SIRECOM – PR?

O Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná foi criado em 26 de novembro de 1942. É um dos mais antigos do Estado do Paraná. Foi um dos cinco sindicatos fundadores da Federação do Comércio do Paraná.

Entre suas atribuições estão: agir em defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos do segmento; realização de atividades como palestras, reuniões e cursos, voltados para o aperfeiçoamento profissional dos associados; formalização de convênios com empresas, instituições ou prestadores de serviços, com o objetivo de minimizar custos para o associado.

É o SIRECOM-PR quem representa os interesses do segmento junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, pleiteando melhorias e mudanças como: redução tributária, adequações em leis, etc.

É o SIRECOM-PR quem busca convênios com prestadores de serviços, instituições de ensino e fornecedores.

Cabe ao SIRECOM-PR criar cursos de qualificação e capacitação, de acordo com a necessidade de seus associados.

Cabe ao SIRECOM-PR promover eventos de qualquer porte com a finalidade de qualificação profissional ou debates em torno das necessidades do segmento.

 

O que o SIRECOM-PR oferece atualmente?

- Conquistou redução do ISS em Curitiba, Cascavel, Umuarama, Maringá, Apucarana e Ponta Grossa e busca pela redução do ISS em outros municípios do Paraná.

- Representa os interesses do segmento de representação comercial em questões de grande relevância, como: redução do ISS, inclusão no Simples Nacional, redução do IPVA, PL 1439/2007 e outros.

- Consultoria jurídica e assessoria contábil

- Convênio com o sistema SESC, SENAC e FECOMÉRCIO

- Convênio com  prestadores de serviços

- Convênio com  instituições de ensino superior. Cursos presenciais e à distância. Descontos extensivos para familiares;

- Convênios com plano de saúde e plano odontológico

- Oferece cursos e palestras gratuitos, sobre diversos temas de interesse dos profissionais da representação comercial. Os cursos acontecem em todas as regionais ao longo do ano;

- Promove seminários sobre temas de grande impacto na rotina do representante comercial

- Serviço Bolsa de Negócios, que anuncia oportunidades ofertadas por representadas;

- Serviço Busca de Representantes, que localiza e sugere representantes comerciais para oportunidades oferecidas por empresas representadas;

- Calendário anual de cursos gratuitos em: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Pato Branco.

 

O pagamento da contribuição sindical é obrigatório?

Sim. Além de compor receita financeira para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, a contribuição sindical serve para que o SIRECOM-PR implemente o fortalecimento da categoria e defenda os interesses dos profissionais por eles representados, principalmente junto ao poder legislativo. O não pagamento da contribuição sindical anula o registro profissional do representante comercial.

 

 

Se pagar contribuição sindical já estarei sindicalizado?

Não. A quitação da contribuição sindical não significa que o representante comercial esteja se associando automaticamente ao SIRECOM-PR, portanto não lhe dá direito a benefícios como convênios e descontos. Para isso, precisa solicitar sua associação sindical ou sindicalização. Outras informações no site www.sirecompr.org.br.