CORE PARANÁ EMPOSSA NOVA DIRETORIA

 

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CORE-PR) empossou na noite de segunda-feira (25) a nova diretoria eleita para o triênio 2019-2022. O evento reuniu em Curitiba autoridades políticas, judiciárias e empresariais, dirigentes de entidades de classe, representantes nacionais e estaduais do setor, profissionais da área, amigos e familiares dos conselheiros eleitos.

Reconduzido ao cargo com unanimidade de votos na eleição ocorrida em 10 de janeiro, o representante comercial Paulo César Nauiack assume a missão de presidir a entidade num momento de grandes expectativas nacionais, em que se projeta um cenário de retomada de crescimento para o país, com novos desafios econômicos e sociais e crescente otimismo dos setores da indústria, comércio e serviços.  Nauiack dividirá a tarefa com os conselheiros eleitos Celso Luís de Andrade (secretário) e Márcio Borges Laurentino (tesoureiro), a comissão fiscal composta por Ottílio Mônaco, Vlademir Welte e Geraldo de Freitas, e os suplentes Leila Maria Pinto, Júlio Cezar Schier e João Maria Villela.

O CORE-PR atua na defesa dos interesses dos mais de 40 mil profissionais do segmento da representação comercial no Estado junto aos três poderes, órgãos reguladores e fiscalizadores, agentes econômicos, instituições ligadas à atividade e ao mercado. É o órgão que habilita, regulamenta e fiscaliza o exercício da profissão e que zela pelo equilíbrio nas relações entre empresas representadas e representantes comerciais.

No discurso de posse, Paulo Nauiack agradeceu a confiança pela recondução ao cargo e destacou a missão que terá à frente do Conselho com o apoio dos novos membros eleitos.

“Para onde vai a representação comercial? O futuro requer tecnologia, qualificação e, principalmente, construção coletiva, uma vida mais compartilhada e colaborativa. Temos que discutir o representante 4.0, que é fundamental para todas as pontas da cadeia produtiva”, destacou.

Nauiack afirmou que a nova diretoria vai priorizar o debate de temas importantes dentro das realidades e demandas da categoria. Para isso, serão criadas quatro comissões: Representante 4.0; Representação Comercial Internacional; A Mulher na Representação Comercial e Compliance na Representação Comercial. “O representante comercial, por sua capilaridade e transversalidade, é indutor do desenvolvimento. Para fortalecer esse protagonismo temos que estar à frente das discussões que impactam diretamente na nossa profissão e nas nossas relações comerciais”, disse

“Vamos falar de conectividade, do representante 4.0, e o impacto da tecnologia nos negócios e nas relações comerciais. O mundo é plano e cada vez menor, sem barreiras e sem fronteiras. Temos que ser protagonistas na solução destes desafios e ajudar o representante, a representada e o Estado. A representação comercial internacional é cada vez mais intensa com fluxo de mercadorias e capital. É nossa missão trabalhar pela aceleração desse processo”, afirmou.

Sobre a participação e fortalecimento da mulher na profissão, Paulo Nauiack explicou que o Conselho vai atuar para identificar as demandas específicas das representantes comerciais e os problemas advindos das relações com suas representadas, seus diretores, gerentes supervisores, clientes e colegas de profissão. “Nós não estamos indiferentes ao que vem acontecendo e às mudanças em nossa sociedade”, frisou.

O presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), Manoel Affonso Mendes de Farias Mello, parabenizou a diretoria eleita e disse que a recondução de Paulo César Nauiack à presidência do Conselho é um prêmio à categoria pelo trabalho que vem desenvolvendo frente ao setor. “Paulo César Nauiack escreveu uma nova história no CORE-PR. Hoje temos um novo e representativo Conselho. É um homem com grande expressão na categoria, dinâmico, que tem o seu aspecto profissional dentro da representação comercial, mas tem também um trabalho social muito grande no Estado do Paraná. Rogo que continue no desenvolvimento que vem fazendo como novo escritor da história deste Conselho e torço pelo sucesso desta caminhada", afirmou.

Segundo ele, o representante comercial é o distribuidor da riqueza nacional. Por isso é o maior gerador de tributos e também empregador numa ação de grande cunho social. “Como o Confere, o CORE-PR e os demais conselhos regionais em todo o país têm a obrigação de dinamizar o amanhã do representante comercial”, finalizou.

 

Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba, enalteceu o trabalho desempenhado por Paulo Nauiack junto aos representantes comerciais do Paraná e de Curitiba. Ele lembrou de uma conquista relevante para a categoria que teve atuação decisiva de Nauiack - a redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) em Curitiba, de 5% para 2,5%.

Pimentel também destacou o papel da administração municipal em apoio ao setor. “Curitiba tem entre as pautas importantes a defesa do setor produtivo. Até porque vim do setor, sou um dos seus representantes dentro da Prefeitura. Nós, o prefeito Rafael Greca e eu, temos a visão de que quem gera emprego e gera renda no nosso município deve receber o apoio, por mais a gente lute com uma dura carga de burocracia, sempre tentando avançar nesse sentido, tornando os processos mais ágeis”, disse Pimentel.

“Curitiba é um dos grandes polos dos representantes comerciais, seja na agricultura, no setor farmacêutico, de cosméticos, e, como grande exemplo, o supermercadista. Só no ano passado mais de 20 supermercados abriram as portas aqui, mostrando a força, não só do segmento, mas a força que os representantes comerciais têm dentro do nosso município”, frisou.

Eduardo Pimentel encerrou o seu pronunciamento desejando sucesso à nova mesa diretiva do CORE-PR. “Desejo à sua diretoria, Paulo Nauiack, uma grande gestão, e quero agradecer à parceria que nós temos desenvolvido juntos dentro da prefeitura de Curitiba nestes últimos dois anos”. O vice-prefeito colocou o seu gabinete à disposição de todos os representantes comerciais e setores representativos presentes no evento.

 

A desembargadora do Tribunal de Justiça de Paraná, Sônia Regina de Castro, trouxe os cumprimentos do poder judiciário estadual ao presidente reeleito, à sua equipe e a todos os representantes comerciais pela grandeza e relevância profissional no cenário econômico, político e social do Brasil. Ela também enalteceu o papel das mulheres mães, profissionais e executivas no fortalecimento da sociedade e da representação comercial ao homenagear Leila Maria Pinto, a única representante feminina a integrar a nova diretoria do CORE-PR. “Desejo à Leila que consiga ajudar tantas representantes comerciais que estão aí e acordá-las, despertá-las, para que juntos, nós, homens e mulheres, possamos trazer um futuro melhor para todos”, disse.

A magistrada destacou também a preocupação e a responsabilidade do poder judiciário, junto com toda a sociedade, de resgatar a ética e a moralidade do país. “Estamos num novo tempo e esse novo tempo é mundial, e não comporta o que não é verdadeiro e o que não é justo. Temos, sim, que honrar as nossas instituições. Mas, os que estão dentro delas devem honrar o compromisso assumido para com a Nação, para com o cidadão, para com o seu irmão brasileiro”, finalizou.

 

HOMENAGENS

Paulo Nauiack homenageou personagens que fizeram a história do CORE-PR e da representação comercial no Estado. O primeiro deles foi Ildefonso Pereira Correia, o barão do Serro Azul, o maior exportador do Estado e maior produtor mundial de erva-mate, em meados de 1880. “Além de grande protagonista da nossa história industrial, empresarial e comercial, o Barão do Serro Azul fundou a Associação Comercial do Paraná, a Junta Comercial do Paraná e o Clube Curitibano”, lembrou.

Foram citados Guerra Rego, representante comercial que foi prefeito de Curitiba na década de 50; Mirtilo Sinibaldo Trombini, fundador da empresa Trombini e primeiro presidente do CORE-PR em 1966; o grande protagonista da história comercial do Paraná, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, presidente da Associação Comercial do Paraná gestão 1976 a 1990; os irmãos João e Jonel Chede, Rubens Brustolin, dentre outros.

Nauiack homenageou ainda o professor Rubens Requião. “Ele não foi representante comercial, mas teve um grande protagonismo na nossa história. Primeiro porque estava envolvido e comprometido com a elaboração da Lei do Representante Comercial e posteriormente foi relator da resolução que trata do código de ética e disciplina da profissão”, destacou.

O CORE-PR homenageou com um minuto de silêncio o representante comercial Carlos Hamilton Singer, diretor-tesoureiro da entidade e dirigente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná, falecido no último dia 22 de fevereiro. Paulo Nauiack anunciou que o colegiado decidiu nominar de Carlos Hamilton Singer o auditório do CORE-PR, em evento que acontecerá na terceira semana de outubro, mês em que o companheiro Singer completaria 74 anos.

 

PRESENÇAS

Muito prestigiado, o evento trouxe a Curitiba, os presidentes dos Conselhos Regionais dos Representantes Comerciais de São Paulo, Sidney Fernandes Gutierrez; do Mato Grosso, José Pereira Filho; de Pernambuco, Archimedes Cavalcanti Júnior; e de Santa Catarina, João Pedro da Silva.

Também estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Contabilidade e da Junta Comercial do PR, Marcos Rigoni de Mello, o vice-presidente do CRC-PR, Narciso Doro Junior, o diretor-presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski, os vereadores Julieta Reis e Mauro Bobato, o presidente em exercício da Fecomércio Paraná, Ari Bittencourt; vice-presidente da Associação Comercial do PR, Airton Adelar Hack;  e representantes da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), Conselho Regional de Administração do PR (CRA), Conselho Regional de Economia 6ª Região (CORECON), Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista e Materiais de Construção no Estado do Paraná (Simaco), Sebrae, Cohapar, Secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Fomento Paraná, entre outros órgãos e instituições.