BLACK FRIDAY ESPERA 100 MILHÕES DE CONSUMIDORES

A temporada de superdescontos prometida pelo varejo na Black Friday começa à meia-noite desta quinta para sexta-feira, tanto nas lojas físicas quanto, principalmente, no comércio pela internet. Este ano, são esperados que 100 milhões de brasileiros aproveitem a data para fazerem alguma compra, de acordo com pesquisa feita pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Neste ano, mais do que em edições anteriores, os lojistas adiantaram as promoções, que estão no ar desde o começo da semana. Contudo, segundo o Google, o pico de consumo deve acontecer, de fato, amanhã.

Uma das redes que decidiram adiantar as promoções foi a Via Varejo, dona das Casas Bahia e do Ponto Frio. A partir desta quinta-feira, 22,  as mil lojas da rede já abriram as portas já com os preços reduzidos. Em lojas como Pão de Açúcar e Extra, a expectativa é que o movimento em um único dia supere o de seis sextas-feiras juntas, que tradicionalmente é o melhor dia desse varejo.

Para além das ofertas relâmpago, os órgãos de defesa dos consumidores alertam para as pegadinhas, batizadas de “Black Fraude”. Procon-SP e Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idec), por exemplo, vão manter uma sala de crise para atender às demandas dos clientes que enfrentarem problemas nas compras.

De acordo com dados da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, durante a Black Friday ocorre um aumento de cerca de 70% nas reclamações na plataforma consumidor.gov.br, um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos. O problema é que o número de ocorrências solucionadas, no entanto, permanece igual, na média de 72,6%.

As cinco principais categorias de queixas registradas no site são oferta não cumprida, venda ou publicidade enganosa e serviço não fornecido; demora na entrega ou não entrega do produto adquirido; dificuldade, atraso ou retenção de valores a serem reembolsados; dificuldade de contato e demora no atendimento; e produtos danificados ou que não funcionam e consequente dificuldade de troca ou conserto.

O advogado do Idec, Igor Marchetti, diz que os dados extraídos pela Senacon mostram que o consumidor deve estar atento às falsas ofertas. “Recomendamos atenção ao orçamento para que não seja comprometido em favor de uma onda fictícia de descontos”, diz.

Dicas

Pesquisa

Órgãos de defesa do consumidor e sites de busca de preços podem ajudar compradores

Prova material

Fotografe ou imprima as ofertas que você pesquisou. Se a loja subir o preço anunciado no dia da promoção, você terá prova documental de que houve violação de direitos

Frete

Não esqueça de levar em conta o frete cobrado pelas lojas virtuais na hora de comparar os preços com as lojas físicas

Atendimento

O Procon-SP fará atendimento telefônico pelo 151: dia 22/11 das 19h à meia-noite; dia 23/11 das 8 às 20hs. Também será possível entrar em contato com a instituição por meio da hashtag #PROCONSPNABLACKFRIDAY nas redes sociais (Facebook e Twitter da Fundação Procon). Formulário para reclamações também ficará disponível no site entre 22/11 até 28/11

Apps para ajudar

No caso de não ter feito pesquisas anterior, existem ferramentas na internet que comparam preços no decorrer do tempo. Buscapé, Mais Barato Proteste, Já Cotei, Zoom e Promobit são exemplos dessas plataformas.

Para ajudar nas compras deste ano, o Estado, em parceria com a PromoBit, tem o Índice Estadão/Promobit, que dá o porcentual de ofertas verdadeiras em plataformas de acompanhamento de anúncio.

 

FONTE: ESTADÃO