SETOR DE SERVIÇOS CRESCE 1,2% EM AGOSTO

O setor de serviços voltou a crescer em agosto. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com agosto houve aumento de 1,2% em volume de vendas. As receitas nominais também cresceram no período, registraram alta de 1,1%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16).

“Esse crescimento ocorreu de forma relativamente disseminada, com destaque para o setor de transporte”, explicou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. Dez ramos apresentaram crescimento em agosto e os maiores avanços foram registrados por transporte aéreo, que apresentou alta de 21,7%; transporte aquaviário (+9,0%); transporte e serviços auxiliares (+3,2%).

A lista segue com armazenagem e serviços de transporte (+2,9%); serviços administrativos e complementares (+2,4%), serviços profissionais administrativos (+2,2%); serviços técnico-profissionais (+1,9%); outros serviços prestados às famílias (+1,0%); outros serviços (+1,0%); e transporte terrestre (+0,7%).

O crescimento também foi disseminado entre as unidades da federação: em 21 dos 27 houve expansão, com destaque para São Paulo (+1,0%), Rio de Janeiro (+2,3%) e Pernambuco (+7,1%).