VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA A ERA DIGITAL?

A era digital não é mais uma questão de tendência ou ideia de um futuro próximo. Trata-se do melhor conceito para definir o cenário que estamos vivendo. Com isso, a velocidade da informação e de ofertas de produtos e serviços modernas apresentam novas reflexões para os profissionais de venda.

Vivemos na era em que quase tudo que vemos, lemos e ouvimos está relacionado a tecnologia, internet, redes sociais, mobilidade e afins. Seja no âmbito social, profissional ou familiar, está cada vez mais difícil fugir dos reflexos culturais e comportamentais trazidos pela Transformação Digital – mas o que de fato significa esse conceito?

Transformação Digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, elevar o alcance e garantir bons resultados em suas operações. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia.

 

Com isso, inovações tecnológicas são aliadas para o fim de processos burocráticos que consomem tempo e recursos, diminuindo a capacidade produtiva dos funcionários e piorando a experiência junto aos clientes. Como ampliar as vendas é um ponto crítico em qualquer companhia, a transformação digital pode impactar diretamente nessa área.

Antes do eletrônico estar presente, muitas companhias optavam por terceirizar as vendas, como oportunidade para obter mais capilaridade e escala. Representantes comerciais eram contatados e os vendedores permaneciam o dia todo na rua, em reuniões com prospects e buscando oportunidades para bater suas metas.

 

Porém, com a chegada da Transformação Digital, foi possível realizar mudanças no fluxo de trabalho, permitindo que a equipe tenha mais tempo e recursos para fechar contrato. O principal papel do vendedor agora é o de atuar como facilitador no processo. O foco já não está mais em vender um produto ou serviço por si só, mas buscar o engajamento do cliente com a experiência que ele terá na compra e o uso do produto ou serviço.

 

Os clientes também esperam experiência digital que simplifique o processo e desperdice o mínimo possível de seu tempo. Atualmente, os vendedores podem gastar até 50% de seu período de trabalho em tarefas administrativas ligadas ao fechamento, processamento, assinatura de contratos e cumprimento de pedidos, ou seja, momentos valiosos que poderiam ser gastos com outras atividades.

 

Inovações na gestão dos processos de forma digital permitem que contratos, RFPs e cotações podem ser enviados aos departamentos certos, na ordem certa, com uma trilha de auditoria digital, e podem ser assinados eletronicamente pela pessoa indicada. Sendo assim, a agilidade continua mesmo após a assinatura do contrato, pois o processo inteiro é automatizado, garantindo que a experiência do cliente comece do jeito certo e que você possa acompanhar no sistema bem de perto o fluxo dos dados. Ganhando visibilidade, eficiência e encurtando os ciclos de venda.

 

Artigo de Gustavo Brant,  vice-presidente da Docusign para a América Latina, publicado no Diário Comércio Indústria & Serviços (22/06/2018)