AEROPORTO DE TOLEDO ENTRA NA ROTA DA AZUL

O aeroporto de Toledo, no Oeste do Estado, será incluído nas rotas da Azul Linhas Aéreas e a previsão é que a operação inicie no dia 4 de junho, com voos diários para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A nova rota foi anunciada pelo Governo do Paraná e faz parte do plano aeroviário que busca ampliar o número de voos regulares em aeroportos regionais e atender à nova realidade econômica estadual, já que a última referência para era da década de 1980.

Para ampliar voos regionais, o Governo reduz o ICMS sobre o querosene de aviação em dois pontos percentuais a cada nova rota criada nos aeroportos do Paraná. O imposto sobre o combustível é de 18% e com mais esta formalização, a Azul vai pagar 14%, pois também começou a operar voos a partir de Ponta Grossa.

O incentivo fiscal vai até o limite de 8% e pode beneficiar outras companhias interessadas em operar novas rotas do Paraná. Atualmente, o Governo do Estado e a Azul negociam voos diários para os aeroportos de Pato Branco, Umuarama e Guarapuava.

A última empresa a operar regularmente no aeroporto de Toledo foi a Sol Linhas Aéreas, com rotas para Umuarama e Curitiba entre agosto e outubro de 2011. Antes disso, a extinta Rio Sul, do grupo Varig, ligou Toledo a São Paulo e Curitiba por quase uma década em voos diários, até abandonar a aviação regional.

O aeroporto de Toledo teve 1.560 pousos e decolagem em 2017, uma média mensal de 130 movimentações. De acordo com a prefeitura, em janeiro de 2018 houve um aumento na frequência de voos, com 145 pousos e 149 decolagens.