SIRECOM-PR EMPOSSA NOVA DIRETORIA 2018-2022. PAULO NAUIACK É RECONDUZIDO À PRESIDÊNCIA PELO TERCEIRO MANDATO CONSECUTIVO

O Sindicato dos Representantes Comerciais Autônomos e Empresas de Representações do Paraná (SIRECOM-PR) realizou na noite de sexta-feira (2 de março), em Curitiba, a posse da nova diretoria eleita para o quadriênio 2018-2022. Paulo César Nauiack foi reconduzido à presidência da entidade para cumprir seu terceiro mandato consecutivo.

No discurso de posse, Nauiack afirmou que o momento é de reflexão e de tomada de decisões. “Com o advento da reforma trabalhista temos que mudar a forma de pensar e trabalhar as estruturas sindicais. Alguém nos tirou da zona de conforto. Temos que adotar atitudes disruptivas. Se continuarmos a fazer as coisas como viemos fazendo até aqui, não teremos um sindicalismo diferente, e sim, teremos o mesmo sindicalismo e resultados muito piores”, alertou.

Para ele, além do desafio de manter um sindicato forte, atuante e receptivo aos seus filiados, a grande proposta desta nova gestão é a construção coletiva de um debate sobre a nova representação comercial, a profissão na era digital, e como preparar o SIRECOM-PR e o representante comercial para este novo mundo sem fronteiras. “Em pouco tempo passamos a ouvir falar na indústria 4.0, na construção civil 4.0, e agora no marketing 4.0 ensinado pelo professor Philip Kotler em seu novo livro. Para falarmos da representação comercial 4.0 é fundamental entendermos estes movimentos. Profissionais sem habilidades para explorar os modernos aparatos tecnológicos vão estar fora deste mercado cada vez mais competitivo. A velocidade não é mais a mesma, o mundo está mudando muito rápido e temos que nos adaptar. A conectividade alterou de forma radical a maneira de nos relacionarmos e principalmente a forma de fazer negócios. A internet móvel empoderou os consumidores que se tornaram mais espertos e bem informados, mais exigentes”, disse.

Paulo Nauiack explicou que esse debate não pode mais esperar e convidou seus pares na nova diretoria a abraçar o tema. “Por que na vida sindical ainda estamos em um sindicalismo 2.0?  Nossa profissão tem alguns séculos e este Sindicato tem 75 anos. Se quisermos avançar, temos que fazer diferente. Somos dirigentes de um segmento que só no Paraná tem um potencial de mais de 30 mil profissionais. Para atendermos as demandas de nossas bases vamos fazer aquilo que precisa ser feito”, afirmou.

O termo de posse foi assinado pelo presidente reeleito, que acumula também a presidência do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de PR (CORE-PR) e é segundo vice-presidente da Fecomércio PR, pelo vice-presidente eleito, João Maria Vilela, e pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. O SIRECOM-PR é ligado ao Sistema Fecomércio e foi um dos sindicatos responsáveis pela criação da Federação no estado do Paraná.

Ao saudar a nova diretoria do SIRECOM-PR, Darci Piana destacou a relevância da entidade e a permanente e profícua parceria com a Fecomércio PR. “O SIRECOM-PR é nosso grande parceiro. Tenho que destacar a lealdade, a complexidade do trabalho deste Sindicato junto à Fecomércio, principalmente do seu presidente Paulo Nauiack. Posso falar com a responsabilidade que tenho do trabalho que o Paulo faz conosco, daquilo que está sob sua responsabilidade dentro da Federação, como também das outras pessoas que fazem parte do SIRECOM e que são membros dos conselhos do Sesc e do Senac. São parceiros permanentes e têm dado uma grande contribuição. Quero fazer aqui um agradecimento a toda diretoria e desejar a continuidade da nossa parceria. Só temos a ganhar, porque quando a gente faz com mais mãos, ou com mais cabeças, como dizem os gaúchos, a gente vai mais longe e faz mais corretamente. Parabéns à nova diretoria, que tenha sucesso. Tenho certeza que terá um grande desempenho e que estaremos juntos”, disse.

 

Em seu discurso, Piana falou também sobre a nova realidade criada pela reforma trabalhista para as entidades sindicais e afirmou que o momento exige união. “Temos que ter uma união muito forte num momento muito delicado do sindicalismo brasileiro, que foi a eliminação do imposto sindical. Nós vamos passar por algumas dificuldades momentâneas, com a questão financeira, justamente num momento em que foi aprovada uma lei que diz que o acordado vai prevalecer sobre o legislado. E, exatamente agora, tiraram os recursos dos sindicatos que deverão ter uma estrutura para fazer esses bons acordos. Mas, nós já superamos outras dificuldades e vamos fazer isso novamente. A Federação conta com o apoio e o suporte do SIRECOM para superar essa dificuldade.

O vice-presidente eleito, João Maria Vilela, disse que a nova diretoria vai trabalhar para que o SIRECOM seja o melhor Sindicato do país. Para alcançar essa meta, Vilela aposta em cada membro da diretoria, cada representante comercial. Segundo ele, cada um tem que fazer a sua parte. “Essa reeleição veio para transformar o nosso Sindicato. A nossa proposta é manter o SIRECOM vivo, porque uma entidade com 75 anos tem que ser forte. O Sindicato dos Representantes Comerciais é um dos melhores do país, oficialmente reconhecido, mas queremos ser o melhor do Brasil. Nós estamos todos os dias com os representantes, temos que trazê-los para o Sindicato, conversar com eles, mostrar o que é o SIRECOM. É um trabalho formiguinha. Eu tenho que fazer a minha parte, o Paulo faz muito bem a parte dele, cada representante fazendo a sua parte. Tudo isso com uma consciência mais forte”, frisou.

 

NOVA DIRETORIA

Efetivos:

Paulo César Nauiack – Presidente

João Maria Vilela – Vice Presidente

Márcio Borges Laurentino – Secretário

Carlos Hamilton Singer – Tesoureiro

 

Suplentes da diretoria:

Celso Machado

Leila Maria Pinto

Júlio Cezar Schier

Maria Terezinha Wollmann

 

Conselho Fiscal Efetivo:

Vinícius Schilichta

Antônio Ângelo Ferreira Gonçalves

Geraldo de Freitas

 

Suplentes do Conselho Fiscal:

Vlademir Welte

Pedro Morais de Cristo

Paulo Abreu

 

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO AO CONSELHO DA FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO PARANÁ

EFETIVOS

Paulo César Nauiack

Carlos Hamilton Singer

 

SUPLENTES

João Maria Vilela

Zulfiro Antônio Bósio