NÍVEL DE OTIMISMO ENTRE COMERCIANTES É O MAIOR DE QUATRO ANOS, SEGUNDO PESQUISA

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PR) apontou que os empresários do comércio paranaense estão otimistas no início de 2018. Conforme o levantamento, 59% dos empresários possuem boas expectativas para este 1º semestre deste ano.

Houve um crescimento em comparação ao primeiro semestre de 2017, quando 49% dos entrevistados demostravam otimismo. O índice aumentou ao longo do ano, quando houve o registro de 58% de empresários otimistas para o segundo semestre do ano passado.

A pesquisa ainda apontou que 25% dos entrevistados ainda não possuem opinião definida sobre as receitas para este ano, o que demonstra a insegurança dos gestores com relação ao futuro. Na edição anterior da pesquisa, o índice de indefinição foi de 24%.

Os pessimistas somam 12% entre todos os entrevistados para a pesquisa. O indicador semelhante aos 11% da edição anterior do estudo. Já os que estão indiferentes, e acreditam que tudo permanecerá da mesma forma, são 4%. No segundo semestre de 2017 essa era a projeção de 7% dos entrevistados.

Colaboração Fecomércio-PR