UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO E DE VITÓRIAS

 

O presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná - SIRECOM-PR, Paulo Cesar Nauiack, destacou o protagonismo da representação comercial na história do desenvolvimento econômico do Estado e do País durante as comemorações dos 75 anos da entidade, na noite de terça-feira (21), no Restaurante Madalosso, em Curitiba.

Na presença do governador Beto Richa, dos ex-governadores do Paraná, Orlando Pessuti e Mário Pereira, e 600 convidados, Paulo Nauiack falou do respeito aos personagens históricos visionários que fundaram e consolidaram o trabalho da entidade no Estado. “Para nós é uma alegria comemorar os 75 anos do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná. Quando falamos de uma entidade como o SIRECOM, ou da representação comercial, estamos falando do início de uma caminhada. Essa evolução é histórica. As missões, os caixeiros viajantes e tantos outros eram de uma forma ou de outra representantes comerciais. Foram desbravadores e protagonistas do desenvolvimento no Paraná e no Brasil”, afirmou.

FUNDAÇÃO - Entidade tradicional no Estado e elo entre os setores da indústria e do comércio, o SIRECOM foi fundado em 1942. Também foi um dos responsáveis pela criação da Federação do Comércio do Paraná, em 1949. “Nossa carta sindical é de 26 de novembro de 1942, porém, antes dessa data, o nosso sindicato já existia”, contou Nauiack ao destacar a liderança do Sindicato no processo de fundação da Federação do Comércio do Paraná.  “Em 1947, quatro sindicatos – Representantes Comerciais, Farmácia, Comércio de Madeiras e Comércio Varejista - começaram a discutir a criação de uma federação. No ano seguinte a Federação do Comércio do Paraná foi fundada. Ali começou toda essa história bonita de trabalho que a Fecomércio, o Sesc e o Senac desenvolvem”.

HOMENAGENS - Em seu discurso, o presidente do SIRECOM-PR homenageou os atuais diretores do Sindicato, entidades sindicais, representantes comerciais, autoridades e amigos. “Gostaria de agradecer aos nossos companheiros de jornada, todos aqueles que de alguma forma contribuíram para chegarmos aos 75 anos com toda essa vitalidade”, afirmou Nauiack.

O SIRECOM-PR também recebeu homenagens do Sistema Fecomércio, Sesc Senac Paraná e da Associação dos Representantes Comerciais dos Campos Gerais (ARCCG) pelos serviços prestados aos representantes comerciais autônomos e empresas de representação comercial do Estado.

DESENVOLVIMENTO – O empreendedorismo da profissão também foi destacado por Paulo Nauiack. “A representação comercial tem como característica a capacidade de ocupar espaço no mercado. O representante comercial é um empreendedor. Estamos praticamente em todos os setores, na agricultura, na indústria, no comércio, nos serviços, de produtos primários a produtos manufaturados. Por isso precisamos de uma economia forte”, afirmou.

“Temos a sorte de trabalharmos no Paraná, onde existe hoje uma situação econômica diferenciada do resto do país. O governador Beto Richa fez a lição de casa e o Estado está com uma economia forte e preparada. Se o Estado cresce, crescem também as oportunidades de negócios para os representantes comerciais paranaenses. Hoje, plantar industrias é colher o futuro.  Obrigado governador pelos investimentos em todo o Estado”, disse.

CARGA TRIBUTÁRIA – Nauiack lembrou da sólida parceria da categoria com o govenador e frisou que ela começou quando Beto Richa era prefeito de Curitiba e atendeu a uma reivindicação de redução da carga tributária do representante comercial. “Beto Richa reduziu o ISS de qualquer natureza em 50%, passou de 5% para 2,5%.

TECNOLOGIA - Paulo Nauiack falou também sobre os desafios da atividade sindical e da profissão diante das novas tecnologias que criaram um mundo sem fronteiras. “Nós estamos nos reinventando a cada ciclo da história e não consigo imaginar a representação comercial sem uma grande conectividade. Daqui a 10 anos quem não estiver extremamente conectado estará fora de qualquer mercado, não apenas do comércio. Por isso, temos que trabalhar forte em direção ao representante comercial 4.0 e, quem sabe, mais à frente, o representante comercial 5.0, numa evolução natural do processo e do sistema”, frisou.

Para ele, a tecnologia é a principal ferramenta de buscas de oportunidades que o representante comercial pode ter, a convergência entre as tecnologias da operação e da informação e a garantia de sucesso no mercado. “O SIRECOM-PR criou uma ferramenta para inserir o representante comercial na era tecnológica, para que ele não perca negócios e nem oportunidades. O nosso APP é tão inovador para a profissão que está ganhando abrangência nacional, está sendo implantado também por outros sindicatos da categoria. A plataforma é indispensável no trabalho daqueles profissionais que querem crescer no mercado. Além disso, a ferramenta oferece serviços e benefícios exclusivos para os usuários.

PRESENÇAS - O aniversário do SIRECOM-PR contou também com as presenças do presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana, do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio, Guto Silva, do vice-prefeito de Curitiba e secretário de Obras, Eduardo Pimentel, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina, deputados estaduais Ademir Bier e André Bueno, secretários de Estado Juraci Barbosa Sobrinho (Planejamento e Coordenação Geral) e Fernando Ghignone (Administração e Previdência), vereador Tito Zeglin, dirigentes sindicais, representantes comerciais, empresários, amigos e parceiros da entidade.