OAB e Siapar realizam evento sobre Direitos autorais e Economia Criativa

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar) realizaram na sexta-feira (10) o evento Direitos Autorais e Economia Criativa, na sede do Sistema Fiep, em Curitiba. A abertura contou com palestra magna proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux.

Na sequência, dois painéis com a participação de profissionais do segmento e advogados. A intenção do evento vem ao encontro de premissas do Gemac (Grupo Estratégico do Mercado Audiovisual em Curitiba): atrair mais produções para o estado, e dar suporte para que produtoras e profissionais locais tornem viáveis seus projetos. O Gemac é composto por instituições inseridas no processo cultural desse segmento, como o Sistema Fecomércio Sesc Senac, Agência Curitiba de Desenvolvimento, Fundação Cultural de Curitiba, Sebrae PR, Sistema Fiep, Siapar e Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (Avec). A abertura do evento foi feita pelo presidente da Fiep, Edson Campagnolo, pelo presidente da OAB/PR, Juliano Breda; e pela coordenadora da Escola Superior de Advocacia, Rogéria Dotti. “Agradeço pelas alianças formadas para a realização desse evento e a presença do Secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns. Em um momento que o país está em crise econômica, política e de valores morais esta união é fundamental”, frisou Breda. Já Campanholo salientou a sinergia entre as entidades envolvidas e a sociedade organizada com a Fiep. “Ficamos honrados em receber um evento em que os entes estão envolvidos pelos mesmos interesses. Agradeço pela participação do ministro Fux, que veio para elucidar questões jurídicas frente ao setor produtivo”, disse. O ministro do STF proferiu a palestra Direitos Autorais e Segurança Criativa, que tratou dos direitos em relação à proteção do patrimônio intelectual. “Todo homem tem direito a sua proteção autoral, artística e literária”, iniciou. Na sequência, o painel sobre Produ- ção Audiovisual reuniu os advogados e profissionais do cinema e audiovisual: o presidente da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ, Fábio Cesnik; o especialista em Direito do Entretenimento, Petrus Barreto; o autor, produtor, professor e membro do Siapar, Paulo Munhoz; o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), Mauro Garcia; e o crítico de cinema, ex-diretor do Multishow e Canal Brasil, consultor da Telecine Productions, Wilson Cunha. O segundo painel, intitulado Softwares – Criação, Proteção e Licenciamento reuniu advogados e profissionais de tecnologia da informação.

O presidente Paulo Nauiack esteve representando o SIRECOM no encontro. Também participaram colaboradores do Sesc integrantes do Gemac.

 

Fonte: Fecomércio PR