SIRECOM-PR PARTICIPA NA ACP DA HOMENAGEM AO DIA DO COMERCIANTE

 

O presidente do CORE-PR e do SIRECOM-PR, Paulo Nauiack, participou hoje da solenidade em comemoração ao Dia do Comerciante, promovida pela Associação Comercial do Paraná.

O evento homenageou empresários, empresas e políticos por sua contribuição para a melhoria do comércio, entre eles, o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Paraná (SincaPR) e gestor da Casa do Bom Menino, em Arapongas, Paulo Hermínio Penacchi. “Uma homenagem justa e merecida da ACP a este empreendedor visionário, grande líder e empresário de sucesso. Ao saudar o amigo Paulo Penacchi, parabenizo todos os homenageados”, destacou Nauiack.

Durante o evento, o vice-governador Darci Piana anunciou que, nesta semana, o Governo do Estado vai reduzir os impostos para produtores de vinho. Segundo ele, os demais estados produtores adotam taxas bem mais baixas do que as do Paraná e o vinho paranaense perde em competitividade com outros locais.

Para Nauiack, a redução tributária do vinho tornará o produto paranaense mais competitivo. “O vinho produzido aqui é reconhecido pela sua qualidade e premiado internacionalmente. Agora competiremos também no preço. É uma boa notícia que se soma à criação do fundo de R$ 150 milhões para modernização da cadeia do vinho, anunciado pelo governo federal como medida compensatória ao acordo do Mercosul com a União Europeia. Hoje, no preço final de cada garrafa de vinho brasileiro, 55% são impostos, enquanto a taxa no Mercosul é de 15% a 25% e na Europa em torno de 15%”, afirmou.

Além do empresário Paulo Penacchi, a ACP homenageou também o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, autor da lei estadual que definiu o Barão do Serro Azul como patrono do comércio paranaense; o ex-deputado e ex-vereador Fabiano Braga Cortes Junior, representado por seu irmão Luiz Felipe Braga Cortes, autor da lei municipal que definiu o Barão como patrono do comércio curitibano; as empresas Óticas Ponto de Visão, Farmácias Call Farma, Odonto Excellence e Multi Loja/Credi OK.

Desde as comemorações do Dia do Comerciante do último ano, a ACP decidiu incluir – como destaque especial – menção honrosa à memória histórica de empresas, com presença exponencial no comércio e serviços do Estado do Paraná. A empresa escolhida para este ano foi: Impressora Paranaense, representada por Werner Egon Schrappe, com participação efetiva no comércio curitibano ao longo de décadas, período em que se tornou marca tradicional, na preferência de milhares de consumidores.

O presidente da ACP, Gláucio Geara, abriu a homenagem, destacando aspectos históricos da data, instituída em 1953, pelo então presidente do Senado, João Café Filho, que depois se tornou presidente da República. Foi homenageado o Visconde de Cairu, figura ilustre do império, que incentivou o imperador Dom João VI a fazer a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, em 1808, dando grande incentivo ao comércio nacional.

O vice-presidente da ACP e coordenador do Conselho do Comércio Vivo, Camilo Turmina, destacou que os comerciantes são batalhadores, pois enfrentam diariamente impostos altos, juros abusivos, relações trabalhistas e mesmo assim se mantém ativos, gerando emprego e renda para muitos paranaenses e brasileiros.