COMO DOMINAR A GESTÃO DA SUA EQUIPE DE REPRESENTANTES

 

 

Se é o representante que vende para seu cliente então a luta diária dos gestores é dar toda estrutura que o representante precisa para sempre vender mais e melhor.

O representante tem um papel fundamental no crescimento de uma empresa, afinal ele representa sua marca e os valores que ela prega. Uma das tarefas mais difíceis é como dominar a gestão da sua equipe de representantes e moldá-los para que consigam atingir o patamar que a empresa espera.

Se é o representante que vende para seu cliente então a luta diária dos gestores é dar toda estrutura que o representante precisa para sempre vender mais e melhor.

Motivação

Sabemos que as convenções anuais ou até mesmo semestrais são muito produtivas para repassar sempre a visão de crescimento da empresa e é também um momento de colher feedback de sua equipe, porém não é só nesse período, a motivação deve ocorrer sempre e até mesmo de maneira individual com cada representante.
Portanto, promover reuniões, palestras, disponibilizar relatórios, se comunicar com sua equipe, são características valiosas focada para o benefício dos representantes e das empresas.
A falta dessa cultura em sua empresa, tende a desmotivar não somente sua equipe de representantes mas todos seus colaboradores. Seus representantes precisam de motivação, necessitam saber onde estão seus erros e acertos para aumentarem suas vendas e gerar lucros a sua empresa. Empresas que mantém a comunicação agregada aos seus valores, geram maiores resultados e equipes satisfeitas.

Promoções

A concorrência é sempre severa e não basta disponibilizar apenas descontos para os clientes, é necessário promover sua marca, produtos, e benefícios ao seu público. Criando promoções você está dando uma carta na manga para seu representante utilizar com aqueles clientes que estão quase fechando a primeira venda ou até mesmo reativar alguns clientes antigos. Como muitas vezes a margem de lucro é pequena, ainda pode ser discutido um percentual menor para os produtos da promoção, um ótimo representante verá as vantagens no futuro.

Bonificações

A bonificação pode ser mais que um troféu, os prêmios são sempre um prato cheio que ajudam o gestor a manter a equipe sempre motivada, assim ajudando a empresa a reduzir alguns custos, como por exemplo: uma bonificação para o representante que utilizar menos descontos em suas vendas, para aquele que conseguir atingir todas as metas de vendas de produtos, prospectar novos clientes, vender mais mix de produtos.
Essa estratégia mantém sua equipe de Representantes focada nos resultados, determinada e motivada a enfrentar desafios, o que é um ponto positivo para não se acomodar na zona de conforto.

Materiais para divulgação

Disponibilizar materiais aos representantes para divulgação dos produtos de sua empresa através das redes sociais com vídeos, fotos, descrições, catálogos, banners, é mais uma das estratégias que sua empresa pode oferecer aos seus representantes com foco em seu cliente.
Através disso você não ajuda somente seus representantes, mas também a sua empresa na divulgação de sua marca e produtos.
“Boa publicidade não é só circular informação. É penetrar desejos e crenças na mente do público.” – Leo Burnett

Telemarketing

Muitos representantes não dispõem de secretárias e fazer com que o telemarketing trabalhe em conjunto pode demonstrar maior confiança para os clientes e também deixa o representante focado sempre em suas visitas.

Informações sempre atualizadas

Manter os cadastros de produtos e clientes atualizados em um sistema de gestão para Representante reduz a possibilidade de erros comuns no dia a dia, como:

-Venda de produtos com preços errados.

-Vender produtos que não estão mais em estoque.
-Não respeitar o limite de crédito do cliente ou até mesmo um bloqueio por inadimplência.

 

FONTE: BLOG PEDIDO PRO